O Mito dos espinafres: Ahhh... se o Popeye soubesse!!

Os espinafres tornaram-se famosos através do "Popeye" que comia latas de espinafres para ficar musculoso,lembram-se? 

Recentemente li que o extra ferro dos espinafres afinal é um mito. Em 1800 e troca o passo (1887) o Sr. Wolf enganou-se e colocou a virgula no sítio errado, ou seja, atribui 10 vezes mais ferro aos espinafres do que na realidade possuem. Só 50 anos depois foi corrigido. Na verdade, parece que os espinafres contém o mesmo ferro que os outros vegetais. E esta hein?!?!?!

Ficha técnica do espinafre:(retirada de um site duvidoso)


Os espinafres têm um grande valor nutricional, pois contêm uma grande variedade e quantidade de vitaminas do complexo B, Vitamina E e K, minerais, oligoelementos e fermentos. Os espinafres são uma fonte por excelência caratenóides como o  β-Caroteno e a luteína. São geralmente conhecidos por serem uma óptima fonte de potássio, Vitamina C e ácido fólico (Vitamina B9).




Arroz de peixe com espinafres

3/4 Postas de um peixe (tamboril, cação, pescada, garoupa)
1/2 Cebola
1/2 cenoura 
2 dentes de alho 
3 tomates de rama maduros
Folhas de espinafres ( a gosto)
Arroz agulha
Azeite
Sal 

Num tacho colocam a cebola e alho picados e põem alourar com um fio de azeite. Acrescentam os tomates partidos aos cubos (sem pele) e a cenoura cortada às rodelas fininhas. Passados  5 minutos acrescentam 1/2 copo de água. Cozinham mais 5 minutos. Acrescentam o peixe e deixam cozinhar. Retiramo peixe e acrescentam água para cozinhar o arroz. Quando estiver a ferver juntam o arroz e os espinafres. Quando o arroz estiver quase pronto juntam o peixe. Servir quentinho e malandrinho.

Bom apetite!

Comentários