Dos 4 aos 6 meses: A Pêra!

As primeiras frutas que oferecemos aos bebés são 3... Banana, Maçã e Pêra. Podem ser oferecidas cruas ou cozidas de preferência sem casca. Principalmente a Banana...ahahah!(piadinha parva)

Os pediatras aconselham a experimentar uma de cada vez para que o bebé destinga os diferentes sabores e se perceba se há intolerancia a alguma e só depois ir misturando.

Ás vezes achamos que o bebé pode enjoar, mas na prática são só 2 meses e podemos fazer diferentes purés e com diferentes qualidades de fruta. Podemos experimentar a diferença nas texturas servindo cru ou cozido. 

Hoje falamos de Pêras...



Dica
Para moerem melhor uma única peça de fruta utilizem uma caneca onde caiba a varinha, por ser um espaço pequeno conseguem moer a fruta na totalidade se preferirem cozer podem utilizar logo a caneca que vão colocar no microondas.

Pêra Williams

Esta variedade é originária de Inglaterra e também se denomina de Bartelet, Guillaume, Barnet Williams, Delavault, Charles durieux e Doyenne Clément. O fruto é piriforme, simétrico e de tamanho médio. A casca é amarelo-dourado na maturação. A polpa é fina, com muita água, sendo muito açucarada e aromática. Consome-se nos meses de Agosto e Setembro, até Outubro se conservada no frio.

Pêra Rocha

É um produto com Denominação de Origem. Possivelmente foi uma variedade obtida por semente na região de Sintra. Os frutos são partenocárpicos, oblongos, piriformes e ovados e têm um calibre mínimo de 55 mm. A casca é de cor amarela clara, com uma ligeira carepa típica e por vezes possui uma mancha rosada do lado exposto ao sol. A polpa é branca, macia, granulosa, doce, muito sucosa e de perfume ligeiramente acentuado. Tem um grande poder de conservação. A época de produção começa em meados de Agosto até fins de Setembro.

Packham’s
                                        

Pêra proveniente da Austrália, tem uma forma irregular e inúmeras protuberâncias. A casca é amarela na maturação. A polpa é fina e sumarenta, um pouco ácida, pouco açucarada e com água. Pode-se encontrar desde Outubro a Janeiro. 

Composição nutricional(100g de porção edível)

Energia (kcal)

41

Água (g)

85,1

Proteína (g)

0,3

Lípidos (g)

0,4

Hidratos de carbono (g)

9,4

Fibra (g)

2,2

Vit A (μg)

2,0

Vit B1 (mg)

0,02

Vit B2 (mg)

0,02

Vit B3 (mg)

0,20

Vit C (mg)

3,0

Sódio (mg)

8,0

Potássio (mg)

150,0

Fósforo (mg)

10,0

Magnésio (mg)

9,0

Ferro (mg)

0,3


mg = miligramas. μg = micrograma Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.                    
Bom apetite! 




Comentários