Dicas para viagens longas, destinos quentes e fusos diferentes!

Foi a primeira vez que viajamos de avião com o Manel, e foi logo à bruta, 8 horas pode ser um desafio... foi a primeira vez que o metemos à prova num fuso horário de menos 5 horas e o levamos para longe daquilo que conhecemos e sentimos como seguro.

O destino foi a Républica Dominicana, sol, calor, praia, piscina, comer, passear, dormir...sem preocupações! O Resultado foi extremamente positivo. E ainda ganhamos coragem e fomos todos nadar com os tubarões e as raias. Deixo aqui algumas dicas para futuras viajantes.

1# Falar com a pediatra sobre o destino e perceber se há cuidados especiais, vacinas ou medicamentos recomendados. Para o nosso destino o kit S.O.S. foi constituído por Ben-u-Ron, UL-250mg, soro fisiológico e como sugestão da pediatra Água Hidratante Miltina e um pacote de papas nestum de arroz (caso houvesse alguma diarreia), pensos rápidos, Pré Vipic, pulseiras anti-mosquito, fenistil.

2# Para o avião, os brinquedos preferidos (tamanhos pequenos), IPad carregado com jogos, livros , lápis de cor e claro a chucha e a fralda caso ainda utilizem.

3# Quem viaja 8 horas tem de pensar na alimentação, é possivel que uma criança pequena não aceite a comida do avião. Levem as bolachas preferidas, uma sandes e comprem leite depois de passar no Raio-X ( evitem ao máximo levar líquidos). É o leite mais caro da vossa vida, perto de 2€ um pacote. No avião em principio têm leite, mas não se fiem na virgem.

4# Levem um carrinho tipo bengala se é cansativo para nós, imaginem para eles, o tempo de espera até ao embarque, depois a recolha da bagagem e não vão querer andar sempre a correr atrás dos pequenos. Lembrem-se que até nos passeios e hotel pode dar jeito. 

5# No local não forcem a adaptação ao fuso horário, mas tentem mantê-los acordados. Nós chegamos às 17 locais, eram 22:00 em PT. Com a excitação e a luz do dia, eles ficam baralhados e dá para arrastar a coisa mais um pouco. Acordou às 5:00 mas foi regularizando. Tá calor...piscina...sem stress...eles acabam por acertar o relógio. 

6# Na RD escurece cedo, os dias são extremamente cansativos para eles, praia, piscinas, passeios...jantem cedo, perto dos horários dos americanos 19:00 e tudo corre melhor. 

7# Há comida para todos os gostos, frutas para todas as idades, as sopas tem dias...não esperem as nossas sopas e pode haver dias em que não são de todo adequadas. Para lanches e snacks há leite no quarto para eles, simples, de chocolate, de baunilha, iogurtes. Nós levamos bolachas e alguns pacotes de leite porque não sabíamos bem o que encontrar.

8# Ainda para o avião por causa dos ouvidos, oferecer água na descolagem e aterragem, dar a chucha e um truque óptimo oferecer gomas, funcionam como pastilha elástica com a vantagem que as engolem favorecendo a descompressão. 

9# Muita descontração, quando chegarem ao vosso destino vão encontrar dezenas de crianças, maiores, mais pequenas e vão sentir-se imediatamente mais tranquilas e constatar aquilo que já sabiam, viajar é a coisa mais normal do mundo. 

10# Evitem demasiada exposição ao sol, muito protector e ter cuidados nas escolhas dos passeios, 99% não são pensados para crianças de 2/3 anos falem com o apoio local para desfrutarem ao máximo as vossas escolhas. 


Por agora lembro-me destes 10 e já vai longa a lista...espero ajudar! 

Bom apetite!

Comentários