Salame de chocolate!

O dia do pai foi mesmo um dia especial! O Manel recebeu uma visita surpresa na escola, que tinha uma atividade preparada só para pais e filhos. Eu gostava de ser mosca para ter visto a cara do Mané quando o pai entrou pela escola... E depois nós já sabemos como são os gajos respondem a tudo de forma curta e directa "ficou contente" ... E a descrição ao pormenor? O brilho nos olhos, o sorriso ... Coisas que só nos gajas entendemos ...ehehe!!.

Fico mesmo emocionada com esta coisas! Eu própria me senti uma criança feliz só de imaginar a felicidade do meu borracho!! 

Agora vamos ao salame! Foi mesmo a primeira vez que fiz, e a receita foi Manel que me deu. No outro dia chegou a casa e disse... 

"Mãe, sabes como se faz o salame?" 
"não, a mãe nunca fez" 
"Só leva 4 coisas. Bolachas, chocolate igual ao Nesquik, manteiga e ovos... Nem precisa de farinha, nem açúcar!!" 

Com uma receita destas e um pai a chegar que adora salame descobri instantaneamente qual a nossa prenda! O resultado, para primeira vez, foi óptimo! Ficou duro, estaladiço nas bolachas e até bem enroladinho. Foi uma agradável surpresa, quer para a cozinheira quer para os comensais! 

Salame de Chocolate 

Receita
1 pacote de bolachas Maria
100 gr de chocolate em pó
100 gr de manteiga 
1 ovo
2 colheres de sopa de açúcar (à revelia do Manel que só dizia " não precisa de açúcar foi a F. que disse!")

1. Partir as bolachas com as mãos em pedaços pequenos dentro de uma tigela
2. Juntar o chocolate ás bolachas e mexer.
3. Derreter a manteiga no micro ondas e misturar com as bolachas. Utilizem uma colher para envolver bem.
4. Por fim bater um ovo e juntar à mistura. Mexam bem com a colher até ficar tudo bem envolvido. O aspecto é de uma pasta grossa desligada.
5. Coloquem a mistura em película aderente e façam um rolo. Apertem as pontas do papel tipo rebuçado e vão achatando e apertando até começar a unificar e ficar com um aspecto mais consistente. Quando tiverem um rolo bem formado tirem da película e coloquem na prata. Dêm duas voltas e uns apertões.
6. Colocar no frigorífico até ao dia seguinte, cerca de 24 horas.

Bom apetite! 






Comentários